sábado, 21 de março de 2020


“É solitário andar por entre a gente…”
Mas não é um contentamento descontente.

Às vezes passamos uns pelos outros como formigas de formigueiros de outra galáxia ou mesmo de outro universo.
Não sei, nestes momentos de revolta, de insegurança e até de medo, de isolamento, se o que mais nos faz mais faltam são os abraços e os beijos ou os apertos de mão, ou se bem pelo contrário nos faz falta saber estar com os outros incondicionalmente, sem o casaco da indiferença ou o sobretudo da arrogância ou o chapéu do preconceito e do pútrido sentimento de superioridade miserável e mesquinho.

Hoje fui ao supermercado e, na distância que obrigatoriamente nos deve separar, senti um frio nos ossos e uma falta de dizer bom dia, como no poema de Luís Vale, Primavera:
“Apetece-me (…) apertar fraternalmente ao coração todos os homens, contar todas as fábulas que sei, desfazer todos os mitos que descobri (…)
Ah como gosto da minha sombra, como procuro mantê-la colada aos meus pés, como se por vezes fosse a única companhia que tenho…. Foi o que senti.
Espero conseguir dizer-vos, a todos, o quanto me é necessário o vosso sucesso, a vossa saúde, o vosso bem-estar, a vossa felicidade, até, eventual e tragicamente a vossa morte serena e sem sofrimentos (que espero bem longínqua).
À distância do onde estamos, mas como se fosseis a sombra colada aos meus pés, quero dizer-vos que quero dar-vos a mão e redimir-me, o quanto possa ser a vossa generosidade, porque tantas vezes:
Esteva - Cistus Crispus (foto de Bigorna)

 

Não Te dei a Mão


Desci, na vertigem da revolta,
o vale da vida perdida e solta.
Subi o serro sombrio da solidão,
na voragem frívola e oca da ilusão.

E nem assim entendi a vida.
Nem tampouco a servidão desmedida
ou a falta que faz o perdão
e uma mão cheia de utopia.

Pisei corpos caídos na berma do trilho,
cadáveres queimados pelo medo,
embrenhados na vereda do sarilho,
restos de um mundo, cambado e azedo,
ossadas nuas… Sem fundo sem zelo e sem brilho.

Mas nada me quedou.
Nada me turvou a vista.
Nada, do intrépido, me amputou
à surdez egoísta.
A náusea pútrida não me enjoou,
nem me refreou a sede da conquista.

Corri! Crente que fintaria a realidade.
Fugi… Mas colou-se-me aos pés a verdade,
que agora arrasto, como se fora um grilhão,
sem rosto e sem vaidade.
E dói-me por dentro a minha ausência,
o intento, a fome negra da razão.

Vejo, no delubro, seres tombados, de fome, miséria e tormento.
Descubro homens esfarrapados, crianças e velhos,
que, dormindo ao relento,
se arrastam descalços, com as esperanças despidas e atadas à cintura…
Sem remédio, sem tento e sem cura…
Com a vontade amputada pelos joelhos.
                                                          Poema de Bigorna

2 comentários:

  1. Mão, esquerda,
    Mão, direita,
    Mão suja,
    Mãos juntas!
    Mãos sujas!
    Duas mãos, milhares, milhões de mãos!
    Mãos limpas,
    Consciência tranquila!
    Paz d'alma, da Camila!

    ResponderEliminar
  2. Não é uma esteva, é uma roselha (https://pt.wikipedia.org/wiki/Cistus_crispus). A esteva é a Cistus ladanifer (https://pt.wikipedia.org/wiki/Cistus_ladanifer)

    ResponderEliminar

  Pimenta no cu dos outros… (Série)   Inspirado num poste sobre espera. A vida, se a observarmos, de todos os lados, e a conseguirmos ...