segunda-feira, 24 de abril de 2023

 Para a Inês, que saiu de dentro da mãe há 26 anos.

A história do Telescópio remonta a 1608. Um Holandês, de nome Hans Lippershey construiu uma luneta com lentes de óculos. Galileu Galilei, no ano seguinte, inspirado no anterior, construiu um equipamento com tubos e lentes que foi aperfeiçoado entre 1609 e 1610.
Em 1990, fanzo hoje, a 24 de Abril de 2023, 33 anos de idade, a NASA lançou para o espaço o primeiro telescópio espacial o Hubble.
Desde então ele lá anda (e recordo o poema para Galileu, de António Gedeão), “Ai, Galileu! Mal sabiam os teus doutos juízes, grandes senhores deste pequeno mundo, que assim mesmo, empertigados nos seus cadeirões de braços, andava a correr e a rolar pelos espaços à razão de trinta quilômetros por segundo. O Hubble la anda a rolar pelos espaços e nós, através dele, andamos cuscando coisas do passado. Grandes invenções e nada de novo. Aquilo que continuamos a conseguir observar é, sempre e só, o passado. Tudo quando podemos observar já la estava. Olhamos, a informação é transmitida ao cérebro e, quando tomamos dela a consciência, a cena já é outra, já passou. A luz, a preciosa luz do sol, quando chega até nós, sendo sempre nova, já tem oito minutos de vida, foi emitida oito minutos antes de a conhecermos. Vivemos no presente, observando o passado e modificando drasticamente o futuro. E há quem passe a vida a desenterrar o pior das nossas histórias para com elas infernizar o próprio inferno.
Também estamos a construir sondas para observar o futuro “aqui na terra não estamos só jogando futebol”.
Há vinte e seis anos, saiu-me uma preciosa sonda para o futuro, de nome Inês. Anda por aí… Irá para o futuro… e os resultados só os nossos futuros o saberão. Espero que funcione na perfeição. , voltando novamente a Gedeão (no poema do alegre desespero), “Compreende-se que lá para o ano três mil e tal
ninguém se lembre de certo Fernão barbudo
que plantava couves em Oliveira do Hospital, (…)”
A luz é do passado, mas a viagem é para o futuro. Espero que construa outras sondas… para o futuro.
(Com desenho do Autor e com espanto por desenhar tão bem... Porra)

Gosto
Comentar
Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário

  Pimenta no cu dos outros… (Série)   Inspirado num poste sobre espera. A vida, se a observarmos, de todos os lados, e a conseguirmos ...