domingo, 20 de novembro de 2022

 Paciência…

“O Manel tinha uma bola, que rolava pelo chão na calçada ela rebola, deu-lhe uma dentada um cão.”

Assim rezava uma cantiga de José Barata Moura, lá nos meus verdíssimos anos.

Agora a bola rola, lá para os lados de um Oriente Mediano, de onde o Sol deveria trazer boas notícias, mas de onde o vento cala a desgraça de onde o vento nada me diz, e de lá e de cá chegam velhas novidades que não é conveniente noticiar.

 

Os nossos meios de comunicação social parecem andar a tomar medicação para a ejaculação precoce e, vai-se a ver, tudo se lhe retarda. Tolda-se-lhes o cérebro com a vista e o dinheiro com os petróleos e o mal é das ovelhas. Desculpem-me a confusão, mas se a uns se podem baralhar as letras com as acções, as promissórias com as dívidas e as verdades com os silêncios, porque não haverei eu direito de baralhar as palavras com as ideias?

 

Vai para mais de 10 anos que o Qatar foi escolhido para organizar o campeonato do mundo, mas só agora se descobriu que é um país que não respeita os direitos humanos. Coisa de uns dias de atraso que poderá redundar numa prenhez de mortos, torturas, prisões, excomunhões e outros “ões” terminados em “depois a bola rebola pela calçada…” e se ganharmos que se forniquem os Direitos Humanos.

 

(Fotografia de Bigorna)
Há dezenas de anos que se avolumam agentes da autoridade com vontades racistas, xenófobas, misóginas, homofóbicas, etc., mas só há poucos dias se descobriu isso. Coisa sem relevância. Não podemos tomar a árvore pela floresta, nem a videira pela vinha. Também não podemos tomar a sociedade pela existência de minorias…. Há uns quantos que se lixam, mas nem todos são lixados.

 

Está tudo preto no branco, escarrapachado no mundão, mas a miopia não perdoa.

 

Nada te turbe
Nada te espante
Dios no muda
Todo se pasa
La paciencia
Todo lo alcanza
Quien a Dios tiene
Nada le falta
Solo Dios basta

oração, atribuída a Santa Teresa de Ávila (1515-1582)

 

PACIÊNCIA

Sem comentários:

Enviar um comentário

  Pimenta no cu dos outros… (Série)   Inspirado num poste sobre espera. A vida, se a observarmos, de todos os lados, e a conseguirmos ...