sábado, 12 de novembro de 2022

 O tempo voa...

(Fotografia de Bigorna)

AMPULHETA ALADA: significa que o tempo voa com asas de morcego durante a noite e com asas de anjo durante dia.

Podemos encontrar este símbolo em inúmeros jazigos.

Ampulheta representa o tempo que vai passando de uma maneira enumerável. 

É uma advertência aos vivos que o seu

 tempo está contado.

Conta e Tempo


Deus pede hoje estrita conta do meu tempo.
E eu vou, do meu tempo dar-Lhe conta.
Mas como dar, sem tempo, tanta conta.
Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?

Para ter minha conta feita a tempo
O tempo me foi dado e não fiz conta.
Não quis, tendo tempo fazer conta,
Hoje quero fazer conta e não há tempo.

Oh! vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passa-tempo.
Cuidai, enquanto é tempo em vossa conta.

Pois aqueles que sem conta gastam tempo,
Quando o tempo chegar de prestar conta,
Chorarão, como eu, o não ter tempo.

Frei Antonio das Chagas (1631-1682)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

  Pimenta no cu dos outros… (Série)   Inspirado num poste sobre espera. A vida, se a observarmos, de todos os lados, e a conseguirmos ...