quarta-feira, 12 de julho de 2023

 Indulta a Tua Mente…

O espaço parece grande e o tempo imensurável.
(Fotografia de Bigorna)
Ficamos com a ideia, pequena e comezinha, de que somos capazes de meter o espaço na cabeça durante todo o tempo.
Estultos. Nem o espaço cabe em cabeça alguma nem o tempo que temos é mais do que um flash quase imperceptível. Já foi…
Vivemos assim, na bulina das ilusões débeis, baiados pelas margens ósseas da nossa caixa craniana, cansados dos milésimos de segundo geológicos e astronómicos que nos cabem em existência.
Somos menos que minúsculos parasitas dos testículos de uma pulga que tenta pular para o dorso de um galgo que corre, anódino, em torno do Sol…. Rodopiando sobre nós mesmos, a contar Pores-do-Sol.
E, no entanto, nesta pressa de sermos desgraçadamente miseráveis, continuamos a fabricar um sistema penal em que adoramos vingar-nos com o recurso a penas de prisão. Sim, isso não é justiça, é vingança
disfarçada de pequenez de ideias. Até acredito que, para alguns, se as ideias crescessem e a inteligência lhes permitisse, a vingança ainda seria mais e mais e mais atroz.
Sou pelos indultos, todos, e mais dois, três, milhões de pares de botas. Se Vem o Papa e são as Jornadas da Juventude, dê-se indultos. Mas, se o Indulto é bom, que seja para todas as idades.
Caros Políticos, Caros Papas, Caros Carcereiro e “Carceristas”, Caros Jovens, se o Indulto não poder ser para todos, que seja, generosa e preferencialmente para os mais Velhos. Dê-se, aos Jovens, a oportunidade de serem generosos e de abdicarem em proveito de outrem. Bem, talvez não sejam tão generosos assim.
O que dirá uma sociedade extraterrestre sobre uma sociedade que deixa os Velhos na prisão e indulta os jovens?
E, ainda sobre esta coisa do espaço e do tempo… Sobre esta grandeza da nossa pouca visão:
- Quantos Pores-do-Sol vais ver durante uma vida inteira? Quantos Pores-do-Sol existirão durante toda a vida de um Sol?
Quantos Pores-do-Sol podes impedir de contemplar, quando encarceras alguém?
Desejo-te um bom Pôr-do-Sol.
Bigorna (VII6023VI)
(Fotografia de Bigorna)

Sem comentários:

Enviar um comentário

  Pimenta no cu dos outros… (Série)   Inspirado num poste sobre espera. A vida, se a observarmos, de todos os lados, e a conseguirmos ...