sexta-feira, 1 de setembro de 2023

 E não sei fazer 8s.

Na sequência do meu Exame Prático de Condução de Veículos de Categoria A (Motociclos de Cilindrada Superior a 125cc), partilho o desabafo convosco.

Estou Aprovado e Habilitado. Foi ontem, 31 de Agosto. No entanto, não sei fazer 8s. Lá me denodei a fazer uma vez, sem cair…

Após uma reprovação, pelo motivo indicado, lá consegui “safar-me”.

Ficamos, todos, a saber. Para se conduzir um motociclo é imprescindível saber fazer 8s. Os 8s são uma manobra, de extrema utilidade, para quem quer brincar, na via pública, quando conduz motociclos, concluo. Trata-se da descrição de um 8, na faixa de rodagem disponível, sem o recurso a qualquer apoio do pé, no solo (ponto final).

Motards que sabem fazer 8s continuam a conduzir sem conseguirem fazer um 4 (se por mero acaso a carga etílica lhes obnubila o equilíbrio, mas percebo, um dia fizeram um 8 e isso vale por dois 4s.

Agora, mesmo com aversão a religiosidades peçonhentas, benzo-me antes de subir para a minha mota e vou. Vou na busca da perfeição dos 8s. O meu próximo objectivo é fazer um 7, não este modelo de sete, é claro, um que tenha o traço a meio. Fica a sugestão, para os centros de exame rodoviários.

Agora vou fazer 8s na auto-estrada, é larga… Logo se vê!

Apeteceu-me recomendar aos examinadores que bebessem água, mas não sei, acho que não é bom, nem para os pneus nem para o óleo, sabe-se lá as consequências da lucidez, naqueles cérebros oitavados.

Não posso andar aos ss mas tenho que fazer 8s.

Quando era miúdo, a andar de triciclo, na varanda, caí pela escada abaixo. Talvez os meus inimigos encontrem, aqui, explicações para os restos das minhas vidas… A verdade é que, e agora esforço a minha memória, estaria, talvez, a tentar fazer 8s com o meu triciclo? Obviamente, o insucesso persegue-me. Acreditem, não fiz um 8 mas o triciclo terminou ali a sua vida útil, ficou num estado “8 vezes lastimável”.

Depois disso, também tive dificuldade em aprender a ler e a escrever. Bateram-me muito e acabei por conseguir… mas 8s, de triciclo, nunca mais treinei. Fiquei o resto da vida sem viatura. Meu saudoso pai deu-me um pneu usado, da sua motorizada, aparelhámos um pau em forma de forquilha, e fiz cada 31, com aquilo!!! Mas 8s… Nada.

Também me recordo que na família era o único a gostar de motorizadas. Lembro-me de um membro da família ter rachado a cabeça e ter deixado a porta do curral do porco feita num 8, da primeira vez que se aventurou na motorizada. Bateu com a cabeça, mas era tão inteligente que isso só o fez melhorar. Ainda hoje é capaz de convencer qualquer um que um 8 são dois zeros. Não sabe fazer zeros, não faz 8s, mas faria uma dissertação sobre o assunto, capaz de, por protesto, pôr o Maomet a comer toucinho.

Cuidado! Eu vou para a estrada, mas não sei fazer 8s!!!

Bigorna (I6023XI)

(Desenho do Autor)

Sem comentários:

Enviar um comentário

  Pimenta no cu dos outros… (Série)   Inspirado num poste sobre espera. A vida, se a observarmos, de todos os lados, e a conseguirmos ...